Aliviando o navio

E, refeitos com a comida, aliviaram o navio, lançando o trigo ao mar.

Atos 27:38

O apóstolo Paulo, preso por pregar a Palavra do Senhor, é levado pelas autoridades rumo à Roma, onde seria julgado, o que era apenas um pretexto da soberania divina para que lá o apóstolo também testemunhasse do Senhor Jesus.

Embarcam-no junto a outras 275 pessoas, entre soldados, marinheiros e outros presos. No meio do caminho, uma forte tempestade os alcança e o navio parece que não vai resistir. Por 14 dias, o mau tempo permanece, esvaindo dos navegantes toda esperança de salvação.

O apóstolo então intervém com uma mensagem da parte do Senhor e os convence a se alimentar para restaurar as forças. Alimentados, resolvem jogar o trigo ao mar, a fim de diminuir o peso do navio, para impedir que ele soçobrasse.

O versículo que lemos nos traz uma importante lição: Antes de pregar, precisamos estar alimentados pela Palavra do Senhor. Não adianta querer levar às pessoas o alimento que eu não tenho. Não adianta tentar levar o alimento espiritual às pessoas se a nossa própria alma está morrendo de fome.

Há quanto tempo não oramos? Há quanto tempo não meditamos (não ler, mas meditar) na Palavra do Senhor? Tal como qualquer outra alma, a nossa tem sede do Deus vivo. Precisamos, antes de tudo, ter uma vida no altar, gastar tempo com Deus, estar alimentados pelo Senhor.

E se estamos alimentados, revigorados, com o nosso cálice transbordando, então é o momento de levar a Palavra àqueles que necessitam. Precisamos pregar a Palavra. Se temos a Palavra e a retemos, trazemos juízo a nós mesmos.

Ao que retém o trigo o povo amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do que o vende. – Provérbios 11:26

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 1 Coríntios 9:16

Precisamos aliviar o nosso navio, senão o perderemos. O mar deste mundo aguarda ansioso o trigo da Palavra do Senhor que deve sair dos nossos lábios. Se você tem sido saciado pela Palavra do Senhor, por que não compartilha esse alimento com aqueles que estão próximos a você?

Se você se encontra saciado, saiba que há muitas almas extremamente famintas da Palavra do Senhor! Um pouco de leitura, de exortação, de ensino baseado na Palavra de Deus pode trazer vida e socorro àqueles que estão ao nosso redor. Alivie o seu navio, para a sua própria salvação!

Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:13, 16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s