Um coração puro

Salmos 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro […]”

A Palavra de Deus é muito clara mostrando que, para se relacionar de uma forma íntima com esse Deus que é puro (Hc 1:13), precisamos ser puros também.

Esse era o estado de Adão e Eva antes do pecado, quando eram visitados diariamente pelo Senhor. Esse também é o estado exigido por Deus para entrarmos na céu e vê-Lo face a face:

Salmos 24:3 Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

Mateus 5:8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bom, mas como eu, você já deve ter se incomodado com isso e percebido que temos um GRANDE problema aqui, porque nós não somos nada puros de coração. Desde que Adão pecou, o coração do homem é mau desde a sua meninice (Gn 8:21).

Sabendo que esse Deus puro não negocia com esse rígido padrão de pureza, rebaixando-o à nossa natureza pecaminosa, como resolver esse problema?

Quando Adão e Eva foram tentados, eles buscaram a árvore do conhecimento do bem e do MAL. Foi uma ação voluntária deles, sem nenhuma participação do Senhor.

Hoje, se quisermos, como o salmista, um coração puro, precisaremos de uma ação voluntária da nossa parte, mas que será insuficiente sem a ajuda e trabalho do Senhor.

Adão e Eva, agraciados pelo Deus Criador com todas as árvores do jardim à sua disposição e, de forma especial, com a Árvore da Vida, escolheram deliberadamente a árvore que oferecia o conhecimento de um mal que eles não precisavam e que não fazia NENHUMA falta na vida deles.

O salmista entendeu que só com a ajuda desse Deus criador poderemos ter criado (e não restaurado) em nós um coração puro.

Hoje, em vez de diversas árvores frutíferas e apenas uma árvore ruim, temos uma quantidade enorme de árvores ruins à nossa disposição. Aí que está a nossa missão. A de voluntariamente renunciar a estas árvores ruins e buscar o alimento da árvore da vida, que é Jesus e que precisa estar no centro da nossa vida, trazendo cura ao nosso coração pecador.

Mas isso não é suficiente. Precisamos clamar ao Senhor para que Ele faça a milagrosa obra, pelo Seu Espírito Santo, de diariamente purificar o nosso coração.

O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado e nos dá condição de sermos puros diante do nosso Deus. Que Ele nos ajude!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s