O resultado da (a)provação

​Jó 42: 15. “E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.”

A provação de Jó é considerada por muitos como a mais dura da Bíblia. Homem de integridade singular, conforme vemos no capítulo 31 de seu livro, Jó era um servo que muito agradava ao Senhor e ao mesmo tempo despertava a atenção do adversário.

Não havia servo como ele na terra e, por isso, pela graça de Deus e também fazendo valer a lei divina da semeadura, Jó era o homem mais bem sucedido de seu tempo.

Após a permissão de Deus, no entanto, ele foi provado de todas as maneiras: na perda de sua família, na perda de seus bens e na enfermidade. Seu casamento também parece ter sido severamente abalado durante esse período.

E todo livro se desenrola mostrando as questões que vieram à sua mente durante o mais difícil momento de sua vida. A Bíblia traz suas angústias, dores e inúmeros questionamentos (que não foram respondidos pelo Senhor), além dos agravos de seus amigos.

Este homem de Deus, porém, conseguiu se manter firme nas mãos do Senhor. Na paciência, perseverança e fé que guardava em seu coração no Seu Redentor que ele sabia que vivia (e vive), Jó conseguiu vencer a mais dura provação enfrentada por um personagem bíblico (depois do Senhor Jesus).

O que, entretanto, nos chama a atenção é o que Jó alcança após a aprovação. Segundo a Bíblia ele recebeu tudo em dobro. Ele recebeu saúde e vigor para viver por muitos anos, o dobro dos bens que tivera, além da mesma quantidade de filhos (porque os primeiros estavam com o Senhor).

Mas o mais interessante é o detalhe a respeito de suas filhas: as mais bonitas da terra. Por que o livro que diz que a beleza é enganosa e vã a formosura fez questão de registrar a respeito da beleza de suas filhas?

Por certo, para ensinar o resultado da provação no fruto do homem. Quanto mais provado o homem for e aprovado, melhores frutos ele dará! Não foi Jó o homem mais provado de seu tempo? Pois bem, também teve os frutos mais belos.

A provação, ao moldar o homem, molda também os seus frutos. E assim, após a aprovação, vem de Deus o aperfeiçoamento e a beleza nos frutos.

Portanto, amigo leitor, se você estiver sendo duramente provado nesse momento, saiba que se você se mantiver firme no Senhor como Jó, haverá aperfeiçoamento na sua vida também e seus frutos, seja na família, no trabalho, na igreja ou em qualquer lugar, serão muito mais belos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s