“E Ele chamou”

O nome em hebraico para o livro é Vayikra, que significa “E Ele chamou”, referindo-se à primeira frase do livro, quando Deus chama a Moisés e fala com ele da tenda da congregação.

Como o livro trata de mais assuntos, não somente pertencentes aos levitas, mas a todos os que foram chamados pelo Senhor, e traz ensinos sobre santificação na vida pessoal, para um relacionamento com Deus no templo e fora do templo, concluimos que o livro é para todos aqueles que foram chamados por Deus.

Todos os que foram chamados por Deus devem ter uma vida de culto no templo e fora do templo. A santificação, o relacionamento e o culto a Deus é obra de uma vida de comunhão com o Senhor em todos os lugares e situações.

Você já foi chamado por Deus? Se sim, você pode pensar que seu chamado é para fazer a obra, todavia Deus está interessado muito mais em seu relacionamento com Ele do que em seu serviço para Ele.

Nós fomos chamados para ter vida com Deus, mas acontece que muitas vezes entramos no automatismo da religiosidade, passando a viver uma vida de serviço para Deus, deixando de lado uma vida com Deus. Sua alma não se deleita nisso nem Aquele que te chamou.

Na epístola aos Hebreus, a exortação àqueles que foram chamados e inscritos nos céus, e fazem parte da assembleia e igreja dos primogênitos, é para que não rejeitem ao que fala, mas retenham a graça, servindo ao Senhor agradavelmente com reverência e piedade (Hebreus 12:23-28).

Muitos que foram chamados pelo Senhor têm fechado os ouvidos para a voz do Senhor com relação aos ensinamentos práticos da Palavra, em especial em relação à vida com Deus, ao culto no templo e fora do templo, à vida em comunhão com o Senhor, mas a verdade é que não basta conhecer o Caminho, é preciso andar no Caminho. Andar no Caminho é vida com Deus, não somente trabalho para Deus.

E vida com Deus é vida escondida em Cristo, porque Ele é a nossa Tenda da Congregação.

Até então Deus tinha falado ao povo do monte, do meio de um fogo consumidor representando a Lei. Naquele monte, o Deus três vezes SANTO não permitiu que ninguém, além de Moisés, se aproximasse. A Lei não aperfeiçoava nada e não permite que o pecador se aproxime do Deus santo. Essa é a posição do povo de Israel, em sua maioria, até os dias atuais, infelizmente.

Por isso Deus ordenou que fosse construído o Tabernáculo, a Tenda da Congregação, que foi feita nos mínimos detalhes, conforme o que Deus estabeleceu. Desse lugar, que representava Cristo, Deus falaria de uma forma diferente e o homem poderia se aproximar. A mensagem agora é de paz e de relacionamento.

Cristo é a nossa tenda da congregação. Ele obedeceu em tudo e sua carne e seu sangue nos trazem paz com Deus. É Nele que devemos estar.

O povo de Israel sabia que Deus estava na tenda, por causa da nuvem, mas só ouvia a voz de Deus aquele que entrava na tenda. Assim é também conosco. Conhecer que Deus está na tenda muitos conhecem. Conhecer Bíblia, algo muito maravilhoso, não é sinônimo de ouvir Deus falar. Para ouvi-lo, é preciso estar em Cristo. Só dessa forma a Palavra da Vida passa a ser Palavra VIVA.

Você sabe que Deus está na Bíblia e que sua voz ressoa nesse livro. Porém, para ouvir Deus falar, com intimidade, você precisa mais do que conhecer o livro, você precisa vivê-lo.

Amado leitor desta pequena exortação, ela vem Daquele que te chamou e tem falado ao seu coração. Há quanto tempo você não conversa com o Senhor? Há quanto tempo você não para tudo para ouvir a Sua voz e meditar na Sua Palavra? Há quanto tempo você não se deleita no amor do Senhor, na comunhão do Amado da sua alma?

O Senhor te chama mais uma vez agora e fala ao seu coração: Ele te quer por completo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s