A salvação dos gentios

Marcos 5:22 E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés 23 e rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva. 24 E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. 25 E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue, 26 e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior, 27 ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta. 28 Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. 29 E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. 30 E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão e disse: Quem tocou nas minhas vestes? 31 E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? 32 E ele olhava em redor, para ver a que isso fizera. 33 Então, a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. 34 E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal. 35 Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? 36 E Jesus, tendo ouvido essas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.

Jesus recebera um pedido especial. Um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, prostrara-se aos seus pés e pedira muito que fosse até sua filha que estava à beira da morte. A menina tinha 12 anos de idade, mas estava moribunda.

Antendendo ao pedido, Jesus colocou-se a caminho da casa de Jairo, a fim de salvar a menina. Jairo e a multidão o seguiram. Porém, no meio do caminho, algo especial aconteceu.

A Bíblia diz que uma mulher veio escondida entre a multidão para tocar a orla da veste de Jesus e ser curada. Ela tinha um fluxo de sangue e por 12 anos lutava com a medicina para conseguir ser curada e já havia gastado tudo quanto tinha, mas sua situação só piorava. No entanto, ao tocar apenas a orla do vestido de Jesus ela foi completamente CURADA.

Isso passou despercebido à multidão e aos discípulos, mas não a Jesus, que sentiu que Dele havia saído poder para curar. Ele então parou o caminhar e perguntou quem o tocou. Os discípulos receberam a pergunta com surpresa – ora, a multidão toda tocava o tempo todo em Jesus, o apertando! Como ele queria saber quem o tocou?

É que Jesus tinha recebido um toque diferente. Um toque pela fé! A Bíblia diz que a fé, ainda que pequenininha como um grão de mostarda, pode mover montanhas. E aquela mulher tocou-lhe com fé.

Quando Jesus recebe um toque de fé, ele para tudo para atender. E foi o que aconteceu naquele dia. Jesus parou sua caminhada até a casa de Jairo para salvar aquela mulher que o havia tocado. Jesus então pergunta à multidão: quem me tocou?

A mulher teve grande medo. Isso era bom ou ruim? Ele estava bravo? Ela sabia que aquela palavra era para ela, que havia alcançado uma grande bênção.

A salvação é assim: o Pai manda que o Espírito Santo nos leve até o Filho. Ele de maneira nenhuma nos rejeita (Jo 6:37), mas não podemos ficar apenas com as bênçãos que o Filho nos dá, precisamos receber Sua Palavra e nos colocar na posição que Ele pede.

A mulher, que parecia alguém muito humilde, com medo da multidão, dos discípulos e até mesmo de Jesus, apresentou-se ao mestre – temendo, tremendo e se prostrando diante Dele.

Essa mulher representa a igreja. A Bíblia diz que Jesus veio para os seus – o povo de Israel. No entanto, na sua vinda, caminhando para salvar Israel, abriu-se uma janela de oportunidade aos gentios.

Romanos 11:25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

Os gentios, a igreja, são aqueles que, como aquela mulher doente (Mt 9:12), são salvos pela fé. Não eram especiais aos olhos de ninguém, não se colocavam como merecedores da bênção, mas a receberam com humildade e muito temor e tremor. A Igreja Fiel é aquela que se coloca aos pés de Jesus.

A igreja é formada por aqueles que “ouviram falar de Jesus”, aqueles que vieram por detrás, como Jacó fez com Esaú e sorrateiramente recebeu a bênção. A fé veio pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Cristo. Essa Palavra entrou em nosso coração e nos aproximou do Senhor. Pela fé, conforme Mateus 12:31, os pecadores da igreja gentílica passaram na frente de Israel.

Mateus 21:31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no Reino de Deus.

A igreja é aquela foi até Jesus num caminho de dificuldades externas e internas. Por fora, a multidão e a religião oprimindo e se colocando como obstáculo. Por dentro, uma enfermidade terrível, o pecado, que desde o Éden e do nosso nascimento nos traz perdas inumeráveis. Não obstante, a fé que vence o mundo permitiu que chegássemos até Jesus e agora podemos “ir em paz”. Sim, a multidão ainda está ali e as adversidades também, mas a paz que excede todo entendimento guardará o nosso coração em Cristo Jesus.

Depois de tudo isso, Jesus prosseguiu no caminho até a casa de Jairo. Muitos deram sua filha como morta e, com o coração endurecido, até mesmo riram de Jesus dizer que ela apenas dormia. Nada disso impediu a bênção. Jesus foi com Jairo, a mãe da menina e 3 de seus discípulos mais íntimos. Esses poucos, como remanescente entre a multidão, é que viram a menina sendo ressuscitada.

O plano para Israel não falhou. Eles ainda possuem um remanescente pela fé (como Jairo). No tempo determinado, Israel será também salvo pelo Senhor. Jesus virá onde Israel estiver deitado, como morto, e o fará ressurgir para viverem para Deus.

Zacarias 8:23 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.

Romanos 9:27 Também Isaías clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.

Para nós, fica a advertência de que o tempo dos gentios é uma janela de oportunidade. Não se sabe até quando, mas se sabe que acabará. Você já foi até Jesus, pela fé, para tocar-lhe e ser salvo?

Como aquela mulher, você tem tido o temor do Senhor na sua vida? Você treme diante Dele, em reverência pelo Seu poder? Você se prostra diante Dele, não por aparência aos homens, mas para atender à Palavra Dele (quem me tocou)?

Que hoje você vá em oração ao Senhor e o toque pela fé, e se apresente temendo, tremendo e se colocando aos pés do Senhor!

2 thoughts on “A salvação dos gentios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s