O Filho esmagado

Contudo, foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer; apesar de ter sido dado como oferta pelo pecado, ele verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
Isaías 53:10
Bíblia JFA Offline – tradução – Almeida Século XXI

Nem sempre é fácil entender a vontade do Pai. A Palavra nos diz que ela é boa, perfeita e agradável, mas há momentos em que ela parece demasiadamente amarga ou, no mínimo, ilógica.

Esse versículo começa falando de uma vontade e termina falando de outra. Ambas do Pai, uma era o meio para concretizar a outra

À primeira vista, e talvez mesmo depois de reler, causa-nos perplexidade que a vontade do Pai, infinito em amor pelo Seu único Filho, possa ter sido esmagá-Lo (ou moê-lo, como na tradução ARC) e fazê-Lo sofrer.

Esse versículo só pode ser entendido se nós nos transportarmos para um outro texto:

Mateus 26:36 Então Jesus foi com os discípulos a um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: Sentai-vos aqui, enquanto vou ali orar. 38 Então ele lhes disse: A minha alma está tão triste que estou a ponto de morrer; ficai aqui e vigiai comigo. 39 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai, se possível, afasta de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

O nome do local da mais profunda agonia do Senhor Jesus, o Servo Sofredor anunciado em Isaías, é também a explicação de Isaías 53:10.

Getsêmani, ou gat shemen – do aramaico -, significa exatamente “um lagar de azeite” ou “prensa do azeite”.

O local, próximo do Monte das Oliveiras, era um jardim, e recebeu esse nome das prensas de pedras ali contruídas para extraírem o azeite das azeitonas colhidas no monte próximo. As azeitonas eram moídas/esmagadas por uma grande pedra manipulada por duas pessoas. A polpa era então pisada (Dt 33:24) ou sujeita a mais pressão. Disso se extraía o azeite, usado, dentre outras coisas, para o abastecimento das candeias (lâmpadas daquele tempo).

Jesus é a nossa Oliveira (Rm 11:17). Ele é a fonte do azeite das nossas candeias. E o azeite é o Espírito Santo derramado nos nossos corações.

Aproveitando a figura, nos tempos de Jesus, quando as lâmpadas estavam cheias de azeite, o pavio sustentava uma chama constante, até que o suprimento de combustível diminuísse. Quando elas eram transportadas de um lugar para outro, era de costume que a pessoa levasse um pequeno recipiente com azeite de oliveira amarrado a um dedo por um fio. Então, se a lâmpada precisasse ser cheia novamente em qualquer ocasião, estava à mão um suprimento adequado de azeite.

Jesus foi esmagado pelo Pai porque essa era a única maneira de dar a mim e a você a oportunidade de sermos constantemente cheios do Espírito Santo e alcançarmos, por fim, a salvação da nossa alma. Para que tivéssemos o Consolador, era necessário que o nosso Senhor agonizasse (Jo 16:7).

Não havia outro jeito. Isso ficou muito claro na oração de Jesus no Getsêmani: “se possível, passa de mim este cálice”. Não era possível. Por isso, para a nossa salvação, a segunda parte da oração: “contudo, seja feita a Tua vontade.”

A Bíblia diz que a agonia foi tamanha que Ele suou gotas de sangue (Lc 22:44). Não podemos mensurar sua angústia. O Deus Forte estava ali em angústia de morte. Ele ora. Seus amigos, por quem dava Sua vida ali, dormem em vez de ajudá-lo em oração. Ele retorna à oração. Pede ao Pai por três vezes que afaste aquele cálice, se possível. Mais uma vez, a resposta: não era possível.

Jesus desiste completamente de sua vontade de escapar do sofrimento. A vontade do Pai é melhor: que ela prevaleça. Nosso Senhor sai dali vencedor. Ele toma das nossas mãos o cálice que nos pertencia – o da ira de Deus – e nos dá, em troca, o cálice da salvação (Sl 116:13). Prensado. Moído. Esmagado. Mas agora haveria azeite em abundância. Azeite para abastecer e reabastecer nossa candeia. Azeite para que tenhamos luz. Azeite para que, à meia-noite, estejamos identificados (Mt 25:6).

A vontade do Pai de esmagar seu próprio Filho advinha da estrita necessidade de nos dar abundância do Espírito Santo.

Por amor a mim e a você, Jesus permaneceu na prensa. Ali no Getsêmani Ele foi até o fim. E o resultado é glorioso: a abundância que nos foi dada do Seu Espírito Santo nos permite viver uma vida vigorosa aqui e é o selo que nos garante a vida eterna. E essa era a vontade (vontade última) descrita no final de Is 53:10.

De fato, a vontade do Pai prosperou nas mãos de Seu Filho. Prensado, esmagado, moído e dado como oferta pelo nosso pecado, mas que resultado maravilhoso: nós temos um grandioso suprimento do Azeite. Quão abundante é o derramamento do Espírito Santo (At 2).

Amado irmão que me lê: você chegou nessa postagem hoje para saber (ou ser lembrado de) que você não só pode como deve ser cheio do Espírito Santo.

Porque essa é a vontade de Deus Pai. Foi para isso que o glorioso Deus Filho foi esmagado. Foi para isso que o Deus Espírito Santo foi derramado no Pentecostes. De novo: para que você seja cheio do Espírito Santo.

A luz da sua candeia está fraca e se apagando? Quem sabe ela até já se apagou. Ainda há esperança. Ore ao Senhor. Peça que Ele derrame Seu Espírito Santo sobre a sua vida (Lc 11:13). Graças ao Filho esmagado, a despensa do céu está cheia do melhor e mais puro azeite e é pra você!

Deixe um comentário